sábado, 4 de setembro de 2010

Guia Turistico







VEVEY...
Paralelamente a Montreux, Vevey e uma das mais famosas estancias de ferias da Riviera suica - uma faixa que segue ao longo da marginal noroeste do lago Leman entre Lausanne e Villeneuve.
A regiao desenvolveu-se como centro de turismo no seculo XIX e, reputada pela sofisticada envolvencia, comecou desde cedo a atrair uma famosa clientela internacional, como o pintor e dramaturgo austriaco Oskar Kokoschka, o escritor Ernest Hemingway e o comediante Charlie Chaplin (Charlot), que passou os ultimos 25 anos da sua vida em Vevey e foi ai sepultado em 1977.

Conhecida como Viviscus pelos Romanos, Vevey era outrora o principal porto do lago Leman. Continuou a florescer na Idade Media e, por volta do seculo XIX, tornou-se a mais importante cidade industrial do cantao de Vaud. Foi aqui que Henri Nestle fundou a sua fabrica de leite em po em 1867, revoluncionando a alimentacao infantil. Hoje a maior empresa mundial do sector alimentar e de bebidas, o grupo Nestle continua sediado em Vevey.

A zona mais atractiva de Vevey e a Grande Place (tambem chamada Place du Marche). As tercas feiras e sabados, esta enorme praca enche-se com bancas de mercado, e no verao os produtores regionais oferecem provas de vinho. Em julho e agosto, decorre tambem aqui aos sabados de manha, uma feira de artesanato. La Grenette (1808), um elegante edificio no lado norte da praca, era o antigo celeiro da cidade.
As estreitas ruelas do centro historico de Vevey prolongam-se para leste da Grande Place. No Quai Perdonnet existe uma estatua de Charlot - o nome artistico de Charlie Chaplin. Ai perto, o Musee de l'Alimentation e dedicado a historia dos produtos alimentares. Para leste da estacao ferroviaria fica o Musee Jenisch. Para alem da sua vasta coleccao de pinturas e esculturas de artistas suicos dos seculos XIX e XX, abriga tambem a sede da Fondation Oskar Kokoschka, com 800 pinturas expressionistas deste artista austriaco. Pode ver-se ainda uma extraordinaria coleccao de gravuras, que inclui nao so a maior reuniao de litografias de Rembrandt em toda a europa, mas tambem obras de outros grandes artistas.
Guia American Express
P.S. Agora que ja viram onde eu estou, quem e o primeiro a vir ca visitar-me??? =)
Beijos apertados a todos*

2 comentários:

  1. Fantástico! Parece um sítio tão pacato
    ): também quero!!! mas tem ar de ser fresquito xD

    Beijinho! Saudades*

    ResponderEliminar
  2. Fresquinho? Parece! Mas estes ultimos dias estamos a rapar um calorao!! Tudo pq nos disseram ''ah e tal, suica e frio'' entao nao trouxe bikini nem sandalias, mas sim casacao e botas de chuva...

    Mas sim, e bom pq e mt pacato, mas as vezes e um bocadinho 'boring'...nos ai temos muito mais vida! E bom e e menos bom, tem de tudo!

    Mas esta a ser uma boa experiencia ;)

    Um grande beijinho*
    Boa sorte para ti*

    ResponderEliminar